Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Considerações sobre sono


Acho que uma das principais características dos pais de recém-nascidos são as olheiras. Porque esses serezinhos tão amáveis já não nascem sabendo dormir a noite toda? Eis a questão.

O primeiro mês do bebê em geral é o mais difícil... é a tal da adaptação. Depois, cada dia vai ficando mais fácil, mais delicioso. As dores vão passando e o prazer de cuidar vai ficando cada dia maior.
É claro que tem momentos em que você acha que aquela fase difícil não vai passar, que as noites parecem intermináveis, que você acorda 6 vezes no meio da noite para dar de mamar e parece que você nunca mais vai dormir na sua vida... mas relaxa, pode parecer que isto está bem distante da sua atual realidade, mas acredite: isso passa!

Já ouvi histórias de recém-nascidos que dormiam a noite inteira desde o nascimento.
Parece mito, parece lenda... mas realmente eles existem. Foi o caso de uma amiga minha, cuja criatura abençoada pelos deuses hoje tem 5 meses. Não foi o caso da minha pequena. Porém... não por muito tempo!

Há uma semana que a Anastácia tem dormido de forma, digamos, beeeemmm satisfatória! O que significa 5 horas seguidas todas as noites!

É aí que as mãe pira. Os pai pira. Até os cachorros aqui de casa pira!

Na primeira noite que isso aconteceu quase fui ao delírio. Eu dormi, ronquei, sonhei, babei e até acordei preocupada! E ela lá, curtindo o soninho dos inocentes...

Eu posso falar para vocês a técnica que eu utilizei. Não é receita e sei que pode não funcionar com o bebê aí da sua casa... mas aqui tem funcionado que é uma belezura.

Chamo isso de "ritual do sono". Aproximadamente 21:30 hs, levo a Anastácia para dar boa noite para o papai. Depois coloco ela "mergulhada" na banheira, água bem quentinha, luz apagada e silêncio... são os "sinais" para que ela comece a entender que está na hora de dormir. Ficar mergulhada na água quente deixa ela "cansadinha", relaxada... é como quando a gente vai para Caldas Novas... dá aquela preguiça o dia todo, não é?
Depois da água quente, coloco uma roupa confortável e quentinha. Me ensinaram assim: o ideal é que a roupa que o bebê veste "agasalhe" ele... ao invés de ficar cobrindo com cobertas, que ficam soltas no berço e ficam propícias para o bebê sem querer se enrolar e até se sufocar nelas...
Assim, bem vestida, ela vem mamar. Parece que ela já sabe que aquele é o mamá da noite. É sempre bem mais demorado do que quando ela mama de dia... ela vai mamando e já vai "desmaiando" de sono. Acho que o inconsciente dela já está associando o momento do sono com o banho quentinho, a luz apagada, o silêncio...
E pronto. É isso.
Simples assim, sem traumas, sem ter que deixar o bebê lá chorando até dormir sozinho... porque eu sou dessas que  no dia em que o "ritual do sono" não funciona, eu balanço, eu acalento, eu canto, eu rezo, eu amo... com muita paciência até que a pequena caia naquele sono gostoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário