Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Parte 4 de 6 - Relato de Parto Domiciliar - Nascimento da Pérola


8 de setembro de 2014.
02:46 da madrugada
Há dias vinha sentindo umas contrações antes de dormir. Elas tinham uma certa regularidade, de 10 em 10 min, mas não doíam tanto quanto eu achava que deveria doer. Meu lema era sempre: Vou tentar dormir, se eu dormir é porque não era trabalho de parto.
Naquele dia foi diferente, ao invés de me impedir de dormir, as contrações me fizeram acordar de um sono pesado.

Comecei a observar e marcar no "Contraction Time", aplicativo de celular para marcar os intervalos das contrações. Estavam entre 5 e 6 minutos de intervalo. Mas não doíam tanto que me fizessem ter certeza. 
Tentei voltar a dormir, não consegui. Que saco, é só cansaço da tarde de ontem, eu devia ter ficado quieta, não devia ter andado tanto. 
Resolvi criar um grupo no Whatsapp, para facilitar a comunicação entre mim e as enfermeiras. Chamei de, "Vem Pérola!"... mesmo que não fosse agora, uma hora esse grupo vai fazer sentido. 
"Estou sentindo umas dores diferentes. Mas tô na dúvida.. pq não dói taaaanto." (assim, com vários "as" mesmo)
"Tem ritmo?". Eram 03:47hs, já tinha uma hora que eu estava sentindo as contrações indo e vindo, mas ainda não conseguia ter certeza se era ou não trabalho de parto. Não queria incomodar a toa, ainda mais de madrugada. "Ela tem 2 filhas, deve estar cansada também e em plena segunda sendo incomodada assim de madrugada... ninguém merece..." Pensei. 
Rafael ainda dormia ao meu lado na cama. 
"Uns 7 min entre uma e outra" Aumentei uns 2 min para não preocupar ela, de fato achei que ainda não fosse. 
"Mas como me cansei muito com o evento de hoje a tarde, achei que fosse isso. Tentei dormir de novo, mas agora a ansiedade não tá deixando."
Ela sugeriu que eu tomasse um banho morno. Se as dores passarem é porque é só cansaço mesmo, mas se não passar avisa! 
"Ok. se eu perceber que é mesmo eu ligo."

Mas pensei que não fosse ligar. Não é nada. Deve ser coisa da minha cabeça... e essa ansiedade que não me deixa dormir de novo. Fiquei alguns minutos na cama, pensando, pensando, com uma preguiça enorme de tirar a roupa, entrar embaixo do chuveiro, secar, tentar voltar a dormir... pra nada? Acho que não é nada... que preguiça de levantar.
Passei uns 20 min nessa enrolação. Senti uma gosminha saindo lá embaixo, levantei correndo (até esqueci da preguiça.. rsrsrs) e fui até o banheiro constatar: - Era o tampão!
Gosminha transparente com um pouco de sangue. 

"Fui no banheiro e saiu o tampão. Mas ainda não tomei o banho." Avisei no grupo. 
Ela me pediu para observar durante 30 min, no chuveiro, se as contrações continuavam. 
Resolvi acordar o Rafael. Acho que agora a coisa ficou séria. Falei pra ele das contrações, do tampão, do grupo no whatsapp e do banho que eu deveria tomar, mas que tava com preguiça e tal, que achava que não era nada. 
"E ela respondeu o whatsapp de madrugada?"
Acho que ele nem ouviu a parte que eu achava que não era nada e segundos depois eu já estava embaixo do chuveiro e ele contando o intervalo das contrações. O que era difícil, pois debaixo do chuveiro as contrações pareciam quase sumir. 

Às 04:37 hs, ele entra no grupo: "Já tem 15 min de chuveiro, contrações em 4 min."
"Ok, estou indo" Disse a parteira.
"Niiiiiice. ;)"
"Iiiiiiiiit's time" (igual no UFC!)
"Hehehehe"

Voltou ao banheiro:
- Elas estão vindo!
- Mas você disse que eu acho que não é nada? Que não dói muito? Que não dura muito?
- Sim, e elas estão vindo!

Bem, pode ser que eu esteja em trabalho de parto mesmo. Fiquei ali no chuveiro mais um pouquinho, maravilhada com a possibilidade: "Meu Deus, ela vai nascer hoje..."
Saí do chuveiro. Comecei a catar os brinquedos da Anastácia que estavam espalhados pela sala. Troquei a toalha da mesa da cozinha. Pedi para o Rafael dar uma limpada na garagem. Por alguns instantes até esqueci que estava em trabalho de parto. Confesso que segunda feira não é o melhor dia, quando o quesito é arrumação da casa, e eu tenho TOC... rsrsrs.

As 5hs, a Ana Cyntia já estava casa a dentro, e uns 10 min depois a Iara também. Ao chegar o primeiro e único toque durante todo o trabalho de parto: 4 a 5 cm de dilatação, mas a Pérola ainda estava um pouco "alta". 
Às 6 hs, mais ou menos, avisamos a Ana Amélia, minha cunhada, de que o trabalho de parto tinha começado. Por intuição, ela havia acordado às 4 hs com a certeza de que a Pérola nasceria naquele dia, e então, só aguardava nossa ligação... Como a Anastácia estava dormindo ainda combinamos que se precisasse ligaríamos mais tarde. 
Rafael quebrava a cabeça para encher a piscina, que veio faltando uma peça. E as meninas já colocavam as panelas com água para ferver. 
As contrações em intervalos de 4 min, porém quase não doíam, pareciam uma cólica bem leve... toda aquela movimentação na casa e eu não conseguia imaginar ainda como aquelas dorezinhas sem graça iriam evoluir para um parto...

Continua...





Nenhum comentário:

Postar um comentário