Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Conselhos para sobreviver à escola


Filha, sei que você é uma menina esperta e vai aprender muita coisa nessa caminhada escolar, mas queria te dar alguns conselhos, baseados é claro nas minhas frustrações e alegrias dessa fase.

Para começar, não se preocupe, vou explicar para sua professora que você gosta de beber bastante água, que você não come mamão e que quando seu dente está nascendo você fica mesmo muito ruim para comer. Vou dizer a ela que você é uma menina tranqüila, e muito sorridente quando está bem. Então, se por ventura alguma vez você estiver chorando, assim à toa, pode procurar que alguma coisa não está bem. Vou explicar que você chupa dedo e dorme de bruços e você não terá problemas quanto a isso.

Filha, eu sou aquela que tinha medo até de responder à chamada e que não gostava de brincadeiras coletivas. Não seja tímida como a mamãe, sob a pena de ter uma única amiga durante todo o ensino fundamental. Sabe... respire! Abra a boca, converse e não tenha medo de ser feliz! Mas também, saiba ficar quieta e prestar atenção à professora quando for a hora, sob o risco de, como eu, ser algumas vezes retirada da sala de aula por conversar demais no ensino médio.

Aproveite, brinque, não fique nunca sozinha na hora do recreio. As amizades da escola, se bem cultivadas, tendem a durar a vida inteira!

Não falsifique a assinatura do seu pai ou da sua mãe no boletim, nós sempre acabamos descobrindo suas más notas ou advertências. Já dizia minha mãe, “mentira tem perna curta”. Não ligue se o seu material ou mochila não é aquele da moda, de marca, com brilhos, que pisca e falta bater palma. Isso não é o mais importante... aos poucos você vai perceber isso.. e vai perceber também que seus amigos se importam mais em correr no pega-pega na hora do recreio do que com o tênis que você está usando.

Parece óbvio, mas quero ressaltar: não coloque bombas no banheiro, não faça bulling, não exclua nenhum coleguinha das brincadeiras, não mate aula, não cole, não jogue ninguém na lixeira, não desobedeça a professora, não copie a tarefa de ninguém... você é suficientemente inteligente para fazer a sua sozinha! Aprenda muito, aprenda tudo... esse é o único legado que eu tenho certeza que posso te deixar: os estudos!

Ufa... será que já foi tudo? Ah, não esqueci... seja feliz querida! Seja muito feliz, se suje, esfole os joelhos na queimada, venha me mostrar seus desenhos e volte para a casa com o tênis sujo e o cabelo todo desgrenhado de tanto brincar! Essa é uma etapa maravilhosa da vida! E trará as melhores recordações da infância... que só não conseguem ser superadas pelas tão esperadas... férias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário