Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Relato do Parto - Parte 4 de 7



Chegamos ao hospital, ansiosos e com fome. Acho que já era umas 13 hs.
Se antes eu já andava estranhamente com essa barriga eeeenooorme, agora com essa toalhinha no meio das pernas eu estava digna de chacota.
Enfim: atendimento de emergência, ficha do plano de saúde e rumo a sala da GO plantonista (ginecologista-obstetra). Antes de chegar lá, ela (a GO), já estava me chamando: - Agda! Agda! É você Agda?
- Sim, sou eu. (Eita atendimento eficiente!)

Ela (a GO) tinha uns 32 anos, eu acho, mas tinha carinha de 18. Magrinha, cabelos curtos, calça meio boca de sino e um jeito de falar meio "adola" (adolescente). Entramos na sala. Não conseguíamos nem sentar, adrenalina a mil.
Fomos despejando todas as informações: a bolsa estourou às 11:30, primeira gravidez, 39 semanas e 5 dias. Ah, e parto normal, por favor!
E lá fomos nós para o tal do "toque". 2 cm de dilatação! Isso era ótimo para quem estava com o colo totalmente fechado a uma semana.

- Certo, vamos internar você. Colocar soro com uma medicação para auxiliar o trabalho de parto. Jejum total, ok?
- Hã?
- Não pode comer nada. Nem beber nada. Isso é uma precaução caso o seu parto não evolua como o esperado e tenhamos que fazer uma cesárea.
(Caraca, mas eu nem almoçei! E tô morrendo de sede! Nadica de nada?)
Ela imprimiu diversos papéis. No amarelo escreveu: parto normal. (ótimo, acho que ela entendeu minha vontade), passou um exame (cardiotocografia) que mede os batimentos cardíacos do bebê durante as contrações (para ver se o bebê resiste/aguenta o parto normal) e uma ecografia para ver se tinha circular de cordão (cordão em volta do pescoço).
Nos encaminhou para a internação.

Lá assinei diversos papéis, que o marido leu atentamente. Mas, não tinha quarto disponível. Estavam desocupando um que ainda seria limpo. Nos encaminharam para o pronto socorro para esperar o quarto.

Diversas macas separadas por panos numa sala minúscula. E o banheiro estava sujo. Fiquei pensando nas mulheres que tem que dar a luz nessas condições, ou pior, num corredor de hospital público. Deve ser difícil. Agradeci a Deus pelo nosso plano de saúde.
Antes que eu pudesse estender minhas reflexões, maridão começou a avisar os familiares e alguns amigos de que realmente eu estava em trabalho de parto. Daí em diante, váááaarias ligações. Maridão conversou com todos, explicou que a bolsa tinha estourado mais cedo e tralá lá lá la la....

Alguns ficaram mais nervosos do que nós dois ali, sozinhos, naquele cubículo cercado de panos azuis. Conversamos sobre coisas bobas, ficávamos em silêncio as vezes. Pura intimidade e adrenalina misturadas.

Até aí eu não sentia nada, nada de contrações ou dores. Eu estava calma. Louca pra sentir umas dorezinhas e ter a certeza de que tudo correria como o esperado. Fiquei dando uma conferida no Facebook pelo celular e tirei uma foto da pulseira de identificação para o Instagram. Depois troquei algumas mensagens com uma amiga, também grávida e também com 39 semanas, contando a emoção de ter entrado em trabalho de parto.

Logo a técnica de enfermagem veio com o soro. Eu havia lido em diversos locais que no parto normal humanizado é permitido a mulher comer e tomar líquidos. Li também que não era necessário ficar com o soro na veia. Mas, achei melhor não questionar, afinal era hora de confiar na médica e não queria, de maneira alguma, colocar em risco a saúde da minha bebê.
Então, entrei no soro.
Aquele dia seria marcado pelo "primeira vez na minha vida". Eu nunca tinha sido internada. Nem por corte na testa na infância. Nem dengue. Nem desidratação.
Era a primeira vez na minha vida que iria tomar soro. Primeira vez que iria levar uns pontos. Primeira vez que iria parir. Últimos momentos grávida, primeira vez mãe.

Muita emoção para um dia só.
Após alguns minutos nos encaminharam para o quarto. E nada de contrações até agora.

Continua...

4 comentários:

  1. Eu acho que tem pouca informação por capitulo! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ansiosa pelo próximo capítulo!
    Cadê a Anastácia, gente????????? rsrs

    ResponderExcluir
  3. Ansiosa mode on!!!!! To amandooo os relatos!!!

    ResponderExcluir
  4. ai que inveja de vc, sem dor nem nada,,assim a bolsa estourou..e páh, hospital,..fiquei andando megas vzs..queria essa emoção de "socoooooorro a bolsa estourou" e a bolsa só estouro meia hora antes da baby dar olá! --' hauahauah

    ResponderExcluir