sábado, 31 de março de 2012
"Mães", texto de Pedro Bial, narrado por Fernanda Montenegro.
sexta-feira, 30 de março de 2012
Lar, doce lar!
"Criança tem o poder de transformar a casa em lar. Qualquer quatro paredes, com criança, ganha aconchego. Quando a gente cresce e deixa de ser criança a casa vira um lugar de guardar coisas e dormir de vez em quando. Gente grande ganha o mundo e, às vezes, prefere até fazer feito um caracol que carrega a casa nas costas. A gente quase esquece o que é um lar...
Lar é aquele lugar que ficou na lembrança de quem teve infância, o lugar da saudade e da esperança. Aquele lugar que tem cheiro de comida cozinhando na panela e brinquedos espalhados pelo chão. É fácil saber quando uma casa vira um lar, basta ter olhos de ver o que está vivo. O lar é um lugar sempre fértil, no lar se plantando tudo dá! Aqui em casa, de repente, nasceu fruta na fruteira!
Criança tem o poder de transformar a casa em lar. Porque lar é casa com chão fértil e criança se espalha por esse chão como se fosse semente. Cada canto da casa ganha uma semente de criança e, em pouco tempo, tem criança plantada na cama do pais, no carrinho estacionado na sala, nos brinquedos espalhados e nas fotos em porta-retratos. Aqui o varal ficou florido e a casa virou esse jardim de gente!"
Retirado do blog: Recanto das Mães Blogueiras
Vem Anastácia, transformar nossa casa em Lar!
quarta-feira, 28 de março de 2012
Mãe em gestação
Descobrir o que é ser mãe é o meu caminho. Percorro lentamente desvendando cada descoberta. Aos poucos começo a entender minha própria mãe, avó, sogra e tantas outras mulheres com quem convivi.
As descobertas começam com alguns meses de muito enjôo, sentimentos alterados amor/posse/tristeza, aumento de peso, dores na coluna, sono interrompido pela vontade de fazer xixi, falta de ar e aprimorar a estranha arte de arrumar travesseiros preenchendo espaços entre o volume da barriga e o resto da cama. Sentir algo se mechendo dentro de você como nunca antes experimentado.
"Isso vai mudar totalmente sua vida." Sim, e me faz pensar que antes a vida tinha um sentido tão bobo, uma calmaria tão besta.
Parece cedo para alguns, mas para nós já soava como um compromisso inadiável.
Por enquanto, conto as semanas para ver seu rosto, embalar seu sono, acalentar seu choro.
Preciso me desvendar como mãe/mulher/esposa, preciso desvendar minha própria loucura. E ainda assim manter minha própria sanidade. Se é que isso é possível. Ainda descubro e conto para vocês.
Agda Yokowo
segunda-feira, 26 de março de 2012
30 semanas de Anastácia!
segunda-feira, 19 de março de 2012
Sobre grávidas e seus sonos intermináveis
Durante a gravidez a mulher sente muito sono. Ouvi isso diversas vezes, desde que me descobri grávida.
Explicação científica: excesso de hormônios circulando e o metabolismo mais lento.
Meu caso: No início da gravidez eu dormi um pouco mais que o normal mesmo. Principalmente porque quando eu estava dormindo eu não estava vomitando e isso era um estímulo e tanto.
Ultima conclusão: A coitada da grávida tem seu sono interrompido seis vezes durante a noite para fazer xixi e você quer que ela não fique com sono durante o dia? Nem se fosse a mulher-maravilha!
Agora com licença que vou ali tirar um cochilo... zzZZzzZZzzz.....
domingo, 18 de março de 2012
Conclusões dos quase 7 meses de gestação!
- Já estou andando igual uma pata.
- Às vezes tenho a impressão que a Anastácia está fazendo uma festa lá dentro! Meche muito, joga pra um lado, depois se joga para o outro! Deixa minha barriga toda "vesga"... (ah, mas essas movimentações são uma delícia!).
- Acordar duas vezes no meio da noite para fazer xixi era fichinha! Quero ver acordar 6 x como na última noite!
- Me arrumar para sair é uma novela, sempre acho que aquela roupa ainda dá e acabo tendo que me trocar umas 3x até achar que algo realmente ficou bom! Metade das minhas roupas já estão inutilizáveis.
- Colocar um sapato é um desafio à parte.
- Cortar as unhas do pé virou missão impossível.
- Desisti de entender essa história de meses e semanas de gestação... Afinal, 29 semanas já são 7 meses? Ou seriam nas 30 semanas?
- O quarto de um bebê tem muito mais coisas do que se possa imaginar! Afinal, pra que servem tantos potinhos de um kit de higiene? O que é um pagão (ou pagã, sei lá...)? Cada dia é uma lição... *
Enfim, aprendendo a cada dia!
*Conversando sobre coisas de bebê, uma amiga minha me perguntou, afinal nunca entendi pra que serve essa garrafa térmica no trocador do bebê! Não vamos entrar em detalhes sobre suas utilidades, mas seria bem interessante se (como ela achava que era) fosse um cafezinho quentinho pra mamãe ficar acordadaaaça enquanto amamenta o baby pelas madrugadas a fora....
sábado, 10 de março de 2012
domingo, 4 de março de 2012
quinta-feira, 1 de março de 2012
Pensamentos soltos na minha cabeça...
Algumas conclusões da minha vasta experiência como mulher/mãe/grávidadeprimeiraviagem:
- Um turbilhão de sentimentos vai te deixar feliz/louca/depressiva tudo isso num mesmo dia. Você vai se perguntar: "onde eu estava com a cabeça?" algumas vezes. Vai ter dúvidas se é capaz de tamanha responsabilidade. Vai se sentir tola as vezes. E cada vez que o bebê mexer você é capaz de se sentir mais feliz do que o último ganhador da mega sena.
- Sua barriga pode esticar mais do que você supõe capaz.
- Você vai usufruir do luxo de ter sono e tirar cochilos a qualquer hora do dia.. mesmo que seja só aquela preguicinha... e o melhor todo mundo entende!
- Você vai se sentir uma rainha, com todo mundo perguntando se vc quer comer,se quer um copo d'agua, se quer dormir, se quer sentar, se está se sentindo bem...
- Você irá acordar 6 vezes no meio da noite para fazer xixi, é capaz de ir ao banheiro de olhos fechados, deitar novamente e até dar continuidade ao sonho!
- Falta de ar e dor nas costas fazem parte da "viagem".
- Querer matar um de vez em quando também.
Esse post ficou meio sem pé, nem cabeça.
As vezes duvido da minha sanidade mental.
Mas amanhã será um novo dia.
E começaremos a hidroginástica! Vivaaa!
Assinar:
Postagens (Atom)